Uma Breve Apresentação

 

Você está entrando em um novo espaço dedicado a séries de TV de todas as épocas. Neste blog, você encontrará matérias opinativas e informativas publicadas semanalmente (sempre aos domingos).

Os textos opinativos trazem uma análise pessoal de cada autora sobre séries, episódios, gêneros e temas diversos. Já os informativos trazem a história da produção de uma série, com seu contexto sócio-cultural e político, além da contribuição que ela pode ter dado à TV e à cultura de seu país. Também fazem parte das postagens informativas matérias sobre gêneros, produções, televisão e temas diversos relacionados a este meio.

As matérias cobrem séries produzidas desde a década de 1950 até o tempo presente, de diferentes partes do mundo, não importando se ela está ou não disponível para assistir no momento da publicação. As postagens são assinadas por três autoras que se revezam semanalmente. Isto significa que, a cada domingo será publicada uma matéria assinada por uma das três. No quarto domingo do mês serão publicadas matérias resgatadas de trabalhos anteriores realizados por suas autoras (podendo ocorrer, em alguma situação específica, a publicação de um texto novo). O mesmo será feito no quinto domingo dos meses que contam com mais semanas.

O blog já estreia com algumas matérias resgatadas para que possam ter uma ideia da linha de trabalho adotada.

Informamos que o TV Séries é um blog independente. No caso de você gostar de alguma matéria, por favor, não reproduza o texto, apenas divulgue o endereço.

O blog TV Séries também oferece um Calendário de Estréias que é atualizado regularmente. Serão publicados a cada ano três calendários: Midseason (que valerá para os meses de janeiro a maio); Summer Season (junho a agosto) e Fall Season (setembro a dezembro). O Calendário traz as datas de estreias e trailers de novas séries e de temporadas na TV da Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, podendo também conter alguma estreia em outro país. Com exceção de um ou outro título, este Calendário não cobre as produções infanto-juvenis.

Este não é um blog de notícias, mas quem tiver interesse em acompanhar informações sobre encomenda, cancelamento e renovação de séries, bem como lançamentos em DVD no Brasil e falecimentos de pessoas que contribuíram de forma significativa para este formato, poderá seguir Fernanda Furquim, criadora deste espaço, no Twitter, sendo que, na coluna da direita, encontra-se uma visualização das postagens que já foram feitas no Twitter (para conferir todas, role a barra para baixo). Este blog também mantém uma Galeria de Cartazes no Instagram que é atualizada regularmente.

Existem três formas de pesquisa no blog. A primeira é pelo search (que está localizado no alto, à direita); a segunda pelas Categorias (que estão localizadas na coluna da direita); e a terceira por tags. Na coluna da direita, encontra-se uma ‘nuvem’ com as principais tags utilizadas no blog. Mas a pesquisa por tags também pode ser feita diretamente no endereço do blog. Ex: www.tvseries.com.br/tag/nome-da-serie (que deverá ser sempre separada por hífen). Além dos títulos das séries, as tags também trazem o país (Séries-Estados-Unidos, Séries-Inglaterra, etc).

Para acompanhar o blog via feed, basta copiar o endereço da home do blog e colar no feed de notícias que você utliza. Ele será incluído com a introdução de cada post publicado.

 

Quem somos?

Fernanda Furquim, paulista, jornalista formada pela ULBRA do Rio Grande do Sul, com especialização em crítica cinematográfica pela FAAP de São Paulo. Dedicou sua carreira jornalística a escrever sobre séries de TV, as quais começou a assistir na década de 1970. Em 1995, lançou o fanzine TV Land, que foi transformado em 1997 na TV Séries, primeira revista brasileira dedicada ao tema. Na mesma época, lançou um site de notícias com o mesmo nome. A publicação e o site encerraram em 2001. Em 2006, após um tempo afastada desse meio, lançou o Blog Revista TV Séries, que encerrou suas atualizações em 2010, quando Fernanda foi contratada pela VEJA.com para criar e manter o Blog Nova Temporada. Este foi encerrado em dezembro de 2016. Nesse meio tempo, publicou os livros Sitcom: Definição & História; e As Maravilhosas Mulheres das Séries de TV. Também ministrou cursos livres sobre a história das séries americanas e sua evolução e publicou matérias sobre séries em diversos veículos brasileiros.

 

Flávia Furquim, paúcha (paulista-gaúcha), professora de inglês, formada em Tradução pela PUCRS e em Regência Coral pela UFRGS. Acompanha séries de TV desde a década de 1970, tendo colaborado com o fanzine TV Land e com a revista TV Séries, nos bastidores de produção das duas publicações. Outros interesses são astrologia, psicologia e meio ambiente sustentável. Fernanda e Flávia são irmãs.

 

Marta Machado, gaúcha, tradutora juramentada, professora de inglês, formada pela PUC do Rio Grande do Sul. Foi colaboradora do antigo fanzine TV Land, da revista TV Séries e do blog Revista TV Séries. Gosta de séries desde a infância. Também gosta de teatro, música e leitura.

 

Por fim, mas não por último, agradecemos ao Luis Otávio Furquim pela ajuda na criação deste blog!

 

Sejam bem vindos à nossa casa e sintam-se à vontade para trazer os amigos!

Compartilhar:

6 comentários em “Uma Breve Apresentação”

  1. Fernanda gostei deste seu novo blog e espero que ele tenha uma longa vida, pois sua capacidade e profissionalismo formam a dupla para este sucesso. Acompanho seu trabalho desde os tempos das revistas que publicava, inclusive tenho algumas ainda que guardo até hoje. Nos dias atuais com o avanço da informatica temos muitos meios de estarmos bem informados naquilo que desejamos, mas antes era bem difícil. Com muita garra Fernanda voçê foi uma das bandeirantes que foi abrindo caminho para este publico que é fã das séries de TV na qual me incluo. Sucesso e mais sucesso.

  2. Muito bom vê-la postando!! Teremos RSS e/ou newsletter ?

    Resposta – Oi Eduardo! Basta você copiar o endereço da home e colar no serviço de feed que você utiliza. Abs.

  3. Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

  4. Olá, vocês voltaram, fui assinante da TV Lande e depois TV Séries nos idos dos anos 90, que saudades. Adorei. Renê Araújo Pereira

    Resposta – Obrigada Renê!!! Seja bem-vindo! Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *